domingo, 29 de abril de 2012
sabia que...
O bébé tem necessidade de contacto fisico com os pais e por isso o colo é essencial ao seu bem-estar psico-afectivo ?
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Doutora...O meu filho não come nada !
Esta é uma frase ouvida frequentemente e traduz a preocupação dos pais com a alimentação dos filhos.
O apetite das crianças varia muito ao longo do seu crescimento, e, excepto quando estão doentes , (o apetite pode diminuir e por vezes com repercussão no peso) as crianças comem habitualmente a quantidade necessária de alimentos, têm pesos adequados e crescem bem... Devem é comer os alimentos certos e não substituir refeições ricas e completas por substitutos pouco interessantes nutricionalmente.
Assim, os horarios das refeições devem ser respeitados e as crianças devem desde cedo habituar-se a sentar à mesa e a comer num ambiente agradável e sem distrações.
Não quer comer?
Comerá mais tarde quando tiver apetite, mas não terá outros alimentos para substituir a refeição.
É necessário ter tempo para que possam comer com calma e habituar-se a novos sabores.
Os conflitos na hora da refeição tornam numa "guerra" o que deveria ser uma hora de proximidade familiar.
É importante transmitir às crianças regras de comportamento e hábitos alimentares saudáveis, e faze- -las sentir que é um previlégio ter alimentos disponíveis quando se tem fome...
Infelizmente, ter alimentos disponíveis ainda não é um direito para todos..!
O apetite das crianças varia muito ao longo do seu crescimento, e, excepto quando estão doentes , (o apetite pode diminuir e por vezes com repercussão no peso) as crianças comem habitualmente a quantidade necessária de alimentos, têm pesos adequados e crescem bem... Devem é comer os alimentos certos e não substituir refeições ricas e completas por substitutos pouco interessantes nutricionalmente.
Assim, os horarios das refeições devem ser respeitados e as crianças devem desde cedo habituar-se a sentar à mesa e a comer num ambiente agradável e sem distrações.
Não quer comer?
Comerá mais tarde quando tiver apetite, mas não terá outros alimentos para substituir a refeição.
É necessário ter tempo para que possam comer com calma e habituar-se a novos sabores.
Os conflitos na hora da refeição tornam numa "guerra" o que deveria ser uma hora de proximidade familiar.
É importante transmitir às crianças regras de comportamento e hábitos alimentares saudáveis, e faze- -las sentir que é um previlégio ter alimentos disponíveis quando se tem fome...
Infelizmente, ter alimentos disponíveis ainda não é um direito para todos..!
quarta-feira, 25 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
Sabia que...
As crianças devem ser transportadas nos automoveis em cadeiras de retenção voltadas para trás até aos três anos ?
sábado, 21 de abril de 2012
Pais cuidadores...ou superprotetores?
Os pais tentam fazer o melhor que sabem e podem em prol do bem estar dos seus filhos.
Mas, muitas vezes temos dificuldade em distinguir o que faz parte dos cuidados que devemos ter com eles, e o que se torna super proteção.
As crianças tem um caminho a percorrer na vida com aprendizagens diárias que se fazem de sucessos, desalentos, oportunidades e tambem desilusões.
Quando não deixamos que eles usem as suas competencias adquiridas, coisas como comer sozinhos,vestir-se, arrumar o quarto, tomar banho, estamos a passar-lhes a mensagem de que não consegue, não é capaz, e por isso o adulto tem que o fazer por eles....
Isto causa insegurança, baixa auto-estima, e com o tempo, vão-se convencendo de que a vida não está ao seu alcance...é demasiado dificil !!
Tornam-se então naturalmente dependentes e inseguros.
Nas coisas mais simples ouvimos frequentemente comentários como:
-Não corras, não saltes, vais cair!
Porque não dizer:
-Se correres ou se saltares com cuidado, consegues sem te magoares?
Conseguir "saltar" um pequeno obstáculo, é o treino diário para conseguir ultrapassar cada dia obstaculos mais dificeis... mas, não é isso, conseguir ultrapassar dificuldades e atingir objetivos que nos deixa realizados, orgulhosos e felizes?
Não é isso que os faz partilhar connosco a sua alegria quando dizem, consegui..consegui..?
Ultrapassar desafios é fundamental para se sentirem capazes.
Sim, à sua custa, com as suas capacidades, a sua destreza, o seu empenho em ir mais além...
Se nos sentirmos indecisos se estamos ou não a decidir da melhor forma, se devemos ou não fazer determinadas coisas por eles, podemos sempre lembrar-nos do que pensava um ilustre professor:
-Quando uma criança tem capacidade para fazer uma coisa, não devemos faze-la por ela...
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Sabia que
As mães que amamentam devem fazer uma alimentação diversificada, incluindo todos os alimentos que fazem parte duma dieta saudavel?
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Sabia que...
No RN (recem-nascido) os soluços e os espirros são frequentes e não tem significado patologico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


