Os acidentes são uma das principais causas de mortalidade e ferimentos graves nas crianças...que podem e devem ser prevenidos.
Quando o RN sai da maternidade é obrigatório que use a cadeira de retenção, mais vulgarmente chamada "ovo" e habitualmente os pais sabem os riscos que a criança pode correr.
Dificil começa a ser quando eles não querem permanecer na "cadeira"... gritam e choram e os pais caem na tentação de os tirar e transportar "soltos" no carro ou no colo de um adulto.
Na melhor das hipóteses não sofrem nenhum acidente, mas as crianças dificilmente voltam à cadeira.
Pior... .Quando mesmo a baixa velocidade há colisão, que inclusivé pode ser provocada por outro veiculo, a criança "solta" vai ser projectada contra o vidro da frente e sofrer danos muito graves e de consequências imprevisiveis. Não esquecer que a 45km/h um embate corresponde a uma queda de aproximandamente 5 metros de altura...arrepiante!!
Se a criança viajar no colo de um adulto e houver uma colisão ou até uma travagem brusca, o adulto vai ser projectado para a frente e "comprimir" a criança contra o banco... a 45km/h o adulto fica a pesar 800kg...o que é muito peso sobre uma criança.
Portanto: Não pode haver exepções... A criança viaja na cadeia e em nenhuma circustância fora dela.Se perceber que "carro não anda"sem que todos estejam seguros, achará este procedimento "normal"!
Os acidentes podem acontecer a todos e a cadeira de retenção previne ferimentos graves em cerca de 90% desses acidentes.
E... grande parte dos acidentes com consequências graves, dão-se em viagens curtas, dentro da cidade e muito perto de casa.
Não esquecer: Facilitar um dia pode torná-lo para sempre num pesadelo!
Sem comentários:
Enviar um comentário