segunda-feira, 19 de março de 2012
domingo, 4 de março de 2012
Proteger dos Acidentes
Os acidentes são uma das principais causas de mortalidade e ferimentos graves nas crianças...que podem e devem ser prevenidos.
Quando o RN sai da maternidade é obrigatório que use a cadeira de retenção, mais vulgarmente chamada "ovo" e habitualmente os pais sabem os riscos que a criança pode correr.
Dificil começa a ser quando eles não querem permanecer na "cadeira"... gritam e choram e os pais caem na tentação de os tirar e transportar "soltos" no carro ou no colo de um adulto.
Na melhor das hipóteses não sofrem nenhum acidente, mas as crianças dificilmente voltam à cadeira.
Pior... .Quando mesmo a baixa velocidade há colisão, que inclusivé pode ser provocada por outro veiculo, a criança "solta" vai ser projectada contra o vidro da frente e sofrer danos muito graves e de consequências imprevisiveis. Não esquecer que a 45km/h um embate corresponde a uma queda de aproximandamente 5 metros de altura...arrepiante!!
Se a criança viajar no colo de um adulto e houver uma colisão ou até uma travagem brusca, o adulto vai ser projectado para a frente e "comprimir" a criança contra o banco... a 45km/h o adulto fica a pesar 800kg...o que é muito peso sobre uma criança.
Portanto: Não pode haver exepções... A criança viaja na cadeia e em nenhuma circustância fora dela.Se perceber que "carro não anda"sem que todos estejam seguros, achará este procedimento "normal"!
Os acidentes podem acontecer a todos e a cadeira de retenção previne ferimentos graves em cerca de 90% desses acidentes.
E... grande parte dos acidentes com consequências graves, dão-se em viagens curtas, dentro da cidade e muito perto de casa.
Não esquecer: Facilitar um dia pode torná-lo para sempre num pesadelo!
domingo, 29 de janeiro de 2012
O inverno e as constipações
É no inverno que a infeção por rinovirus (virus responsavel pela vulgar constipação) é mais frequente.
Não sendo habitualmente uma doença grave,é incomodativa e diminui a qualidade de vida....é desagradavel estar constipado!
Claro que uma infeção por rinovirus numa criança pequena,pode causar uma obstrução importante do nariz com dificuldade respiratória,dificuldade em mamar,em dormir e irritabilidade.
Habitualmente a febre se existe não é muito elevada e geralmente o maior desconforto é não "conseguir respirar pela nariz"!
Como é uma infeção viral não existe um medicamento para a tratar e portanto tentamos melhorar os sintomas para a criança se sentir mais confortavel.
Uma limpeza adequada do nariz,ingestão de liquidos e descanso,são habitualmente suficientes para ultrapassar a doença.Pode ser necessario administrar antipiréticos,por exemplo paracetamol,se a criança tiver febre e...manter a vigilancia.
Se a febre se tornar elevada e persistente,se a criança apresenta dificuldade respiratória a agravar,ou se está com uma prostração desadequada,deve ser observada pelo médico.
Não esqueça:
-As crianças devem evitar locais com muitas pessoas pois o risco de contagio é mais elevado
-Sempre que estiver bom tempo,aproveite para passear ao ar livre com o seu filho
Não sendo habitualmente uma doença grave,é incomodativa e diminui a qualidade de vida....é desagradavel estar constipado!
Claro que uma infeção por rinovirus numa criança pequena,pode causar uma obstrução importante do nariz com dificuldade respiratória,dificuldade em mamar,em dormir e irritabilidade.
Habitualmente a febre se existe não é muito elevada e geralmente o maior desconforto é não "conseguir respirar pela nariz"!
Como é uma infeção viral não existe um medicamento para a tratar e portanto tentamos melhorar os sintomas para a criança se sentir mais confortavel.
Uma limpeza adequada do nariz,ingestão de liquidos e descanso,são habitualmente suficientes para ultrapassar a doença.Pode ser necessario administrar antipiréticos,por exemplo paracetamol,se a criança tiver febre e...manter a vigilancia.
Se a febre se tornar elevada e persistente,se a criança apresenta dificuldade respiratória a agravar,ou se está com uma prostração desadequada,deve ser observada pelo médico.
Não esqueça:
-As crianças devem evitar locais com muitas pessoas pois o risco de contagio é mais elevado
-Sempre que estiver bom tempo,aproveite para passear ao ar livre com o seu filho
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Crianças como nós
Este espaço foi pensado como local previligiado de troca de ideias, conselhos e experiencias, neste processo contínuo de aprendizagem como pessoas, como pais e como educadores.
Que cada dia nos torne melhores e mais seguros nesta tarefa diária de acompanhar e crescer juntamente com os nosso filhos.
Estou sempre disponível para partilhar conhecimentos e opiniões e poder contribuir para que cada dia seja uma oportunidade de usufruir do que a vida tem de melhor... as nossas crianças!
Que cada dia nos torne melhores e mais seguros nesta tarefa diária de acompanhar e crescer juntamente com os nosso filhos.
Estou sempre disponível para partilhar conhecimentos e opiniões e poder contribuir para que cada dia seja uma oportunidade de usufruir do que a vida tem de melhor... as nossas crianças!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

