sábado, 21 de abril de 2012

Pais cuidadores...ou superprotetores?



Os pais tentam fazer o melhor que sabem e podem em prol do bem estar dos seus filhos.
Mas, muitas vezes temos dificuldade em distinguir o que faz parte dos cuidados que devemos ter com eles, e o que se torna super proteção.
As crianças tem um caminho a percorrer na vida com aprendizagens diárias que se fazem de sucessos, desalentos, oportunidades e tambem desilusões.
Quando não deixamos que eles usem as suas competencias adquiridas, coisas como comer sozinhos,vestir-se, arrumar o quarto, tomar banho, estamos a passar-lhes a mensagem de que não consegue, não é capaz, e por isso o adulto tem que o fazer por eles....
Isto causa insegurança, baixa auto-estima, e com o tempo, vão-se convencendo de que a vida não está ao seu alcance...é demasiado dificil !!
Tornam-se então naturalmente dependentes e inseguros.
Nas coisas mais simples ouvimos frequentemente comentários como:
-Não corras, não saltes, vais cair!
Porque não dizer:
-Se correres ou se saltares com cuidado, consegues sem te magoares?
Conseguir  "saltar" um pequeno obstáculo, é o treino diário para conseguir ultrapassar cada dia obstaculos mais dificeis... mas, não é isso, conseguir ultrapassar dificuldades e atingir objetivos que nos deixa realizados, orgulhosos e felizes?
Não é isso que os faz partilhar connosco a sua alegria quando dizem, consegui..consegui..?
Ultrapassar desafios é fundamental para se sentirem capazes.
Sim, à sua custa, com as suas capacidades, a sua destreza, o seu empenho em ir mais além...
Se nos sentirmos indecisos se estamos ou não a decidir da melhor forma, se devemos ou não fazer determinadas coisas por eles, podemos sempre lembrar-nos do que pensava um ilustre professor:
-Quando uma criança tem capacidade para fazer uma coisa, não devemos faze-la por ela...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sabia que

As mães que amamentam devem fazer uma alimentação diversificada, incluindo todos os alimentos que fazem parte duma dieta saudavel?

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sabia que...

No RN (recem-nascido) os soluços e os espirros são frequentes e não tem significado patologico.

sábado, 14 de abril de 2012

Sabia que...

A vacina contra o pneumococos (Prevenar) e contra o rotavirus (Rotarix ou Rotateq) deve continuar a ser administrada às crianças pois previne doenças potencialmente graves, e não foi até à data, encontrada nenhuma relação entre elas e o sucedido à criança referida na comunicação social ?

Chupeta...sim? não? até quando?




É consensual que a chupeta não deve ser oferecida ao RN (recem-nascido) nos primeiros dias de vida enquanto a amamentação não está perfeitamente estabelecida.
E depois? deve ou não ser oferecida?
A chupeta serve para suprir a necessidade de sucção do bébé e não para o calar ou apaziguar quando tem necessidade de alguma coisa.
É portanto fácil de entender que o periodo em que é necessária se resume aos primeiros meses de vida, altura em que, segundo alguns estudos, pode tambem reduzir a frequencia do sindrome de  morte subita do lactente.
Importante  é após este periodo desmamar o bébé, pois a chupeta pode causar mais tarde deformidade dentária,e alguns estudos responsabilizam-na pelo aumento de otites nas crianças que a usam.
Há uma idade para tudo na vida..!!
A criança deve ser ajudada a crescer e não ficar "agarrada" a objetos de estadios de desenvolvimento mais precoces.
Devem aprender a criar mecanismos de defesa nas contrariedades e dificuldades diárias sem necessitarem de objetos exteriores para as ultrapassar.
Como em tudo na vida, o bom senso deve imperar e a chupeta pode ser oferecida em situações excepcionais, sem ceder a facilitismos.
Crescer não é fácil...!!
Os pais tem um papel central nesse processo e a sua presença e apoio é decisivo para que ocorra com tranquilidade.
Assim, a chupeta já não será tão necessária.

segunda-feira, 19 de março de 2012

domingo, 4 de março de 2012

Proteger dos Acidentes

Os acidentes são uma das principais causas de mortalidade e ferimentos graves nas crianças...que  podem e devem ser prevenidos.
Quando o RN sai da maternidade é obrigatório que use a cadeira de retenção, mais vulgarmente chamada "ovo" e habitualmente os pais sabem os riscos que a criança pode correr.
Dificil começa a ser quando eles não querem permanecer na "cadeira"... gritam e choram e os pais caem na tentação de os tirar e transportar "soltos" no carro ou no colo de um adulto.
Na melhor das hipóteses não sofrem nenhum acidente, mas as crianças dificilmente voltam à cadeira.
Pior... .Quando mesmo a baixa velocidade há colisão, que inclusivé pode ser provocada por outro veiculo, a criança "solta" vai ser projectada contra o vidro da frente e sofrer danos muito graves e de consequências imprevisiveis. Não esquecer que a 45km/h um embate corresponde a uma queda de aproximandamente 5 metros de altura...arrepiante!!
Se a criança viajar no colo de um adulto e houver uma colisão ou até uma travagem brusca, o adulto vai ser projectado para a frente e "comprimir" a criança contra o banco... a 45km/h o adulto fica a pesar 800kg...o que é muito peso sobre uma criança.
Portanto: Não pode haver exepções... A criança viaja na cadeia e em nenhuma circustância fora dela.
Se perceber que "carro não anda"sem que todos estejam seguros, achará este procedimento "normal"!
Os acidentes podem acontecer a todos e a cadeira de retenção previne ferimentos graves em cerca de 90% desses acidentes.
E... grande parte dos acidentes com consequências graves, dão-se em viagens curtas, dentro da cidade e muito perto de casa.
Não esquecer: Facilitar um dia pode torná-lo para sempre num pesadelo!